Entendendo as palavras difíceis de Jesus Parte 2 – “”Se a vossa justiça não exceder as dos escribas e fariseus” Mateus 5:20

Entendendo as palavras difíceis de Jesus Parte 2

“Se a vossa justiça não exceder as dos escribas e fariseus” Mateus 5:20

Mateus 5:20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” Os escribas e fariseus eram extremamente meticulosos na observância religiosa. Temos que ser mais meticulosos ou minuciosos na nossa observância religiosa se quisermos entrar no reino dos céus? À primeira vista parece ser o caso, e é dessa forma que muitos comentaristas interpretam esse texto. No entanto muitos dos leitores instintivamente sentem que tal interpretação é difícil de ser posta em prática. Além disso, tal interpretação não corresponde com o restante dos ensinamentos no novo testamento. Como então poderemos entender essa palavras difíceis de Jesus? A chave para uma compreensão correta desse verso encontra-se em duas palavras chaves: “justiça” e “reino dos céus.”

Ao chegar nos tempos de Jesus a palavra TSEDAKAH – “justiça” no sentido salvação e libertação no velho testamento tomou adicional sentido e mais restrito, significando: ato de caridade ou generosidade para com os pobres. Aos olhos dos fariseus, generosidade, oração e jejum eram os três pilares mais importantes de uma vida piedosa – santificada. Desses três o mais importante se tornou a generosidade por ser um reflexo direto de sua relação com o criador.

Nessa interação Jesus está fazendo um trocadilho perfeito aos ouvidos de sua audiência, “Porque vos digo que, se a vossa justiça (TSEDAKAH – generosidade, novo sentido da palavra) não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis(salvação) no reino dos céus” (TSEDAKAH – salvação – antigo sentido da palavra). Em outras palavras, se vocês não confiarem na Salvação que vem somente do Senhor, de forma alguma entraram no reino dos céus.

Nos dias de Jesus TSEDAKAH – generosidade transformou-se num ato meritório em alguns círculos. Hoje em dia muitos judeus assim como muitos cristãos acreditam que podem alcançar TSEDAKAH – salvação através de sua própria justiça – TSEDAKAH – generosidade, sem se submeter a TSEDAKAH – salvação do Senhor. Em Romanos Paulo nos adverte contra tal atitude: ROM 10:3 “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.”

O que é o “reino dos céus”? Certamente não é algo futurístico (pretendo explorar esse complexo termo noutro artigo) “reino dos céus” é o termo dado por Jesus ao seu movimento é o conjunto de Seus discípulos. Entrar no “reino dos céus” é se tornar membro desse movimento, crer nessa mensagem. Talvez uma tradução mais corrente desse versículo seria melhor entendida de fosse assim: “Porque vos digo que, se a vossa generosidade, não for superior a dos escribas e fariseus, de modo nenhum podereis ser meus discípulos e alcançar a generosidade do Senhor, que é a salvação.”

A Sflasin
Tirado do livro
Understanding the difficult words of Jesus
Autor:
David Bivin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.