Honrando suas promesas.

Honrando suas promesas.

Há um momento no relato bíblico no livro de Êxodo que nunca deixa de me mover. Na última e mais devastadora das Dez Pragas; a morte do primogênito em cada família egípcia, o que finalmente quebrou a resistência de faraó. A meia noite faraó decide deixar os hebreus partirem para a liberdade, eles correm em preparo para sair o mais rápido possível, talvez temendo uma mudança súbita de faraó, nem sequer tem tempo para assar o pão para a viagem. É por isso que até os dias de hoje os judeus comemoram o êxodo comendo matzá (pão sem fermento ou pão ázimo), durante a semana da Páscoa. Os egípcios deram a eles presentes de ouro, prata e tecidos, talvez por vontade de vê-los fora do Egito ou por culpa pela maneira como eles haviam tratado o povo hebreu, esses mesmo presentes que seriam utilizadas para fazer a Arca do Tabernáculo no deserto. Sobre a promessa de Moisés lemos: E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco. 

Êxodo 13:19

Eu amo essa cena. Todos ao redor de Moisés estão preocupados em encher suas bagagens com os presentes do Egito e Moisés está ocupado mantendo sua promessa a José. Ele mostra a sua grandeza neste momento, optando por manter uma promessa, em vez de se enriquecer.

Precisamos entender a excepcionalidade de Moisés naquele momento, porque um dia você vai estar em uma encruzilhada na vida quando você vai ter que escolher entre o ganho pessoal ou manter uma promessa. Pode haver momentos em que a única maneira de alcançar o desejo do seu coração e fazer seus sonhos se tornarem realidade exigirá a quebra de uma promessa feita a alguém, possivelmente uma promessa feita a si mesmo. O que você vai fazer nesse momento? Você vai manter a promessa ou quebrá-la na busca de sua promoção pessoal? Manter a promessa vai ser um sinal de sua força interior e de sua humanidade madura.

Há sinais muito preocupantes em nossa sociedade quando muitas vezes assumimos que um candidato político que faz promessas generosas enquanto faz campanha política, rapidamente se esquece ou da pouca prioridade as mesmas ao ganhar uma eleição. Da mesma forma quando um cônjuge é atraído, esquecendo do seu compromisso assumido no dia do casamento, quantos casamentos seriam salvos se ambos mantivessem suas promessas? O que acontece com o nível de confiança mútua de toda a sociedade quando uma corporação gigante declara que seus lucros caíram e como resultado, eles deixarão de honrar suas promessas de segurança do trabalho, seguro de saúde, ou benefícios de pensão? E aquele pedaço de papel em que você carrega na carteira, que chamamos de dinheiro, o que faz ele realmente valer algo? A única coisa que faz com que seja mais valioso do que um pedaço de papel é o fato de confiarmos no governo em honrar o valor que a nota traz. Caos terrível iria acontecer se nós deixássemos de acreditar na capacidade do governo de  manter sua promessa de pagar o valor estampado na nota.

Manter uma promessa é mais do que apenas manter a sua própria integridade. É mais do que fazer o que você disse que faria. É um sinal de que você reconhece a imagem de D’us em outra pessoa, quando você leva sua obrigação a sério você esta zelando não só pelo bem estar da pessoa mas também pela integridade do teu caráter e honrando ao seu criador. Quando o salmista tenta definir uma pessoa boa, uma pessoa com integridade, ele faz a pergunta retórica:

“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.” Salmos 15:1-4

Do livro: Superando decepções da vida

Autor: Harold Kushner

Páginas: páginas de 99-103

Tradução: A Sfalsin

Um pensamento sobre “Honrando suas promesas.

  1. A palavra dos que amam a D-us deve ser reta: Sim ou não. O comportamento deve ser firme
    Pai ama a firmeza de caráter!
    Ser reto, ser firme é uma decisão que cada um pode tomar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.