Semana 7
Dependência de D’us.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Salmos 23:2.
Provavelmente quando você lê esse salmo imagina pastos verdejantes com uma grama cheia até aos joelhos a perder de vista e uma casa distante com uma grande árvore frondosa ao lado.
Mas quando o rei Davi escreveu esse verso não era isso que tinha em mente, mas sim, o deserto da Judeia, uma área seca, árida, improdutiva, áspera e enxuta. Então de onde ele tirou esses pastos verdes?
Algo excepcional acontece no deserto, à noite o ar quente do Mediterrâneo sopra através o deserto quando aquele ar quente e úmido atinge a encosta de uma colina ou a encosta de uma rocha um tufo de grama verde brota durante a noite e dura boa parte da manhã transformando o cenário seco e hostil em uma paisagem verde e aprazível, mas com o sol intenso do dia a maior parte desses tufos morrem com o sol escaldante. Então a ovelha tem somente o suficiente para encher uma bocada dessa grama, depois precisa olhar para o pastor para que ele a leve a próxima porção de grama. De bocado em bocado a ovelha vai sendo guiada e achando o suprimento diário para a sua sobrevivência, uma dependência total porque se o pastor não guiá-la em tempo, o verde desaparece naquele dia e ela fica sem suprimento.
Davi escreve essa salmo ilustrando a dependência total da ovelha no pastor para a sua sobrevivência, lembrando que nossa dependência é estar em D’us, não em nossa carreira, em nossa aposentadoria, nos nossos relacionamentos, número de “likes” que recebemos no Instagram, se o Senhor realmente é nosso pastor, então precisamos confiar nele a cada minuto de cada hora, de cada dia e quando fizermos isso, ele nos guiará.
Se lermos o salmo com uma perspectiva ocidental, perderemos um pouco da profundidade e alguns dos detalhes desses versículos dos pastos verdejantes, não há dependência, a ovelha tem mais do que suficiente para comer e o pastor se torna quase que redundante no que se refere ao alimento diário.
Plano de ação:
Saber que nossa dependência vem do Senhor.
Ler esse salmo fazendo perguntas e questionando quem realmente eu sou em relação ao pastor.
Gostou do texto? Compartilhe!