Semana 5
Disciplina dentro da humildade.
Este é o dia da disciplina dentro da humildade. Neste dia, devo pensar na linha tênue que pode separar a verdadeira humildade da auto degradação. A humildade sem as restrições da autodisciplina pode facilmente cair no niilismo esmagador da alma. Paradoxalmente, a humildade levada a tal extremo torna-se uma forma de egoísmo – como se alguém proclamasse ao universo: “Veja como sou altruísta!”, “veja o troféu que ganhei pela minha humildade”
Como já discutimos antes a beleza da vida é andar em equilíbrio, como alguém já diz: “tudo que é demais sobra” ou “todo o excesso esconde uma falta”.
A harmonia e equilíbrio são o nosso alvo, trazem paz, leveza e crescimento. Quando se trata de bens materiais o desequilíbrio se torna avareza, no amor se torna ciúmes, na religião se torna fanatismo, na política se torna radicalismo, nos estudos se torna arrogância etc.
Assim como diz:
“Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” Eclesiastes 7:16
Em relação a D-us, a humildade é a capacidade de conhecer que o que você tem, e o que você é, vem Dele; porque ele é o autor, consumador e sustentador de toda a vida. Portanto não há espaço para você se orgulhar de absolutamente nada. Ele é o autor, Ele te criou, você é simplesmente passivo nessa ação. Ele é o consumador, com grande grande proficiência ou competência ele te criou e trouxe ao mundo. Ele é o sustentador, o ar que você respira, o alimento que você consume todos os dias, a capacidade de raciocinar e os relacionamento familiares que você tem são providência Dele, tudo vem Dele. Se entendermos esses simples fatos da vida teremos uma vida muito mais cheia, equilibrada e humilde.
Jesus disse:
“Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?” Mateus 6:27
Plano de ação:
Não tente mudar as pessoas para atender às suas necessidades.
Pondere o fato de que a maior parte dos eventos em sua vida são causados por forças exteriores fora o teu controle.
Aprenda com os desafios que a vida te apresenta.
Reconheça que D-us é o autor da vida e seja grato pelo previlégio de viver.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10
Gostou do texto? Compartilhe!