Contando o Omer – Dia 16

Esplendor da Harmonia

Misericórdia, bondade e benevolência também podem entrar em desequilíbrio, às vezes esse parece ser o caminho mais conveniente que traz benefícios maravilhosos a curto prazo. Mas, a longo prazo, nem sempre os resultados são bons. Na verdade, benevolência demais pode levar a resultados trágicos.

Por exemplo: Se os pais derem tudo que o filho(a) pedir, invés de beneficiá-lo(a) irá destruí-lo(a). 

D-us criou o mundo em harmonia, onde a sua benevolência (chesed) e justiça estão em harmonia, da mesma forma se quisermos alcançar uma vida equilibrada precisamos aprender a ser benevolentes e justos, mesmo que nossa justiça cause desconforto ao outro. Uma forma de amar é corrigir, por incrível que parece, às vezes, uma forma de amar é se afastar das pessoas para que elas tenham tempo para amadurecer e crescer no entendimento.

Geralmente uma pessoa que fere a outra é porque também foi ferida e não soube lidar com os seus próprios ferimentos, portanto a distância temporária pode ser um bálsamo para a relação.

Essa qualidade permite tomar decisões difíceis, exercer disciplina e estabelecer limites, mesmo quando isso pode ser desconfortável ou impopular.

Esse equilíbrio também é considerado essencial para uma liderança eficaz, pois permite que um líder tome decisões difíceis com sabedoria e compaixão, ao mesmo tempo em que inspira e motiva os outros.

Todos nós em algum momento de nossas vidas somos lideres mesmo que não seja a parte evidenciada de nossa personalidade, o pai ou a mãe são líderes dentro do contexto familiar com papéis diferentes, cabe a eles aprender e exercer essa qualidade de harmonia dentro do lar a fim de alcançar harmonia e equilíbrio.

“Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.”Romanos 12:18

Plano de ação:

Reconhecer que o Senhor criou um sistema complexo e ao mesmo tempo harmonioso, o complexo conjunto corpo e espirito divino que funciona com equilíbrio. 

Sempre agradecer a dádiva da vida.

Estabeleça limites saudáveis nos relacionamentos. Se você depende demais de alguém ou se alguém depende demais de você, melhore o relacionamento estabelecendo novos limites. Relações toxicas não fazem bem para ambas partes.

Se afaste daqueles que tem prejudicado a sua vida, inveja, maldizer, levar e trazer notícias de alheios são marcas de pessoas feridas que precisam de tempo para refletir, seu afastamento pode gerar um tempo para reflexão.

Quando o mundo está em harmonia o resultado é lindo.

Gostou do texto? Compartilhe com os outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.