Perseverança na Bondade (Chesed)
Os antigos sábios relatam uma história sobre um homem chamado Hamaagal e seu encontro com um fazendeiro que plantava alfarrobeiras. Segundo a história Hamaagal, viu um velho plantando alfarrobeiras e perguntou-lhe quanto tempo levaria para as árvores darem frutos. O fazendeiro respondeu que levaria 70 anos para as árvores darem frutos.
Hamaagal ficou surpreso com o longo prazo e perguntou ao fazendeiro se ele esperava viver o suficiente para comer da fruta dessas árvores. O fazendeiro respondeu que estava plantando as árvores não para si mesmo, mas para as gerações futuras. Ele explicou que havia se beneficiado das alfarrobeiras plantadas por seus ancestrais e agora estava plantando para o benefício de seus descendentes.
É fácil passarmos nossa vida preocupados somente com nossos problemas e esquecer que nossas ações tem um grande impacto nas pessoas ao nosso redor e nas gerações futuras. Não existe campo neutro ou você influencia para o bem ou para o mal, aqueles que estão cheios de graça (chesed) vão transbordar bondade, aquele que estão cheios de si mesmos vão transbordar egoísmo.
Salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios:
Plano de ação:
Comprometa-se a fazer pelo menos uma oração por alguém próximo.
Faça algo com seus filhos ou alunos que perdure em suas memórias.
Seja um irmão ou irmã mais velho(a) para alguém que não tem nenhum.
Pense nas coisas que seus pais fizeram por você que deixaram uma impressão duradoura e mudaram sua vida.
Se você puder – agradeça a eles.