Contando o Omer – Dia 1

Graça sobre graça.

Chesed (graça) puro é abnegação completa, se manifesta de forma completamente altruísta. Significa dar sem nenhuma preocupação em receber nada em troca. É dar sem se importar com quem é o destinatário, ou mesmo se existe um destinatário.

O primeiro exemplo de graça sobre graça é a criação do mundo por D-us. Ele era e é auto-existente, não necessita de nada nem de ninguém para continuar a existir, mesmo assim na sua infinita bondade e graça ele decidiu criar o mundo e a humanidade, mesmo sem os mesmo terem algum mérito para tal. Mesmo assim a criação do mundo material, permite a existência da humanidade. D-us além de criar, ainda é o sustentador de todo o cosmos.

A libertação do Egito físico foi outro exemplo claro da pura graça de D-us para com os hebreus, eles não mereciam ser redimidos da escravidão mas D-us os redimiu apesar de serem débeis, sem esperança e estarem num beco sem saída. Da mesma forma fomos alcançados por essa graça quando Ele nos resgatou da escravidão de nossos pecados.

Abraão foi o primeiro a alcançar essa graça quando ele ouviu o chamado de D-us, enquanto ainda cercado de ídolos, paganismo e depravação sexual. Isso foi o evangelho pregado a Abraão, Paulo faz menção em Gálatas 3:8 “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.” Os gentios fazem parte dessa aliança em Abraão.

Para isso ele teve que largar seus conceitos culturais, da forma como foi educado e do conforto da familiaridade. Ele precisava ver a realidade como realmente era, sem o empecilho do ego e de sua cultura pagã. Este processo requer Chesed.

Nossos atos de bondade geralmente trazem uma certa recompensa, uma satisfação de ter feito uma boa ação. Isso não é Chesed puro, porque somos tanto receptores quanto doadores quando fazemos algo bom. O Chesed puro é dar sem receber nada em troca, assim como D-us na criação.

Plano de ação:

Observe as evidências da bondade de D-us no mundo ao seu redor. Abra seus olhos para descobrir o Criador por meio do que foi criado, aprecie o sol, as flores as cores os cheiros, a família, o amor etc…

Reflita sobre a libertação do Egito e compare com a libertação que Ele te ofereceu através do seu amor mandando o messias, ele foi entregue por amor a você mesmo quando ainda você estava morto em seus pecados.

Tente sentir empatia por alguém desconhecido ou alguém que precise de algo que você possa oferecer.

Dê um pouco do seu tempo para outra pessoa; tente ouvir alguém que está em aflição ou passando por uma fase difícil na vida, sem tentar respondê-la ou resolver seus problemas. Simplesmente ouça.

Dê indiscriminadamente, ofereça um pouco de “caridade” Chesed ou ajude a quem te pedir, independentemente de merecer ou não. Tente evitar dizer ‘eu’ ou ‘mim’ hoje. Pense em D-us e na criação como um todo e não em você como um indivíduo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.